quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tubos de Coleta e Anticoagulantes

ANTICOAGULANTES - São substâncias que evitam a coagulação do sangue.

Os tubos estão disponíveis em uma variedade de tipos e tamanhos. Os tubos podem ser estéreis ou não. As tampas coloridas demonstram claramente qual o anticoagulante contido no tubo, ou se não há anticoagulante.


ANTICOAGULANTES

Como já foi citado antes, os anticoagulante são substâncias usadas para prevenir a coagulação e retardar a deterioração do sangue. A escolha do anticoagulante e da sua quantidade é importante. Escolhido impropriamente interfere com as investigações bioquímicas como o EDTA potássico na dosagem do potássio e o oxalato de amônio na dosagem da uréia. O excesso de anticoagulante líquido dilui o sangue interferindo nas determinações quantitativas.

Alguns anticoagulantes se prestam melhor à hematologia pelas suas propriedades conservadoras da morfologia celular e dos componentes do plasma, especialmente os fatores da coagulação.

O EDTA apresenta propriedade conservadora das células sanguineas. Impede a aglutinação das plaquetas no sangue. Não deve ser usado para o tempo de protrombina e testes de função plaquetária. O EDTA impede a coagulação ao formar quelatos com o cálcio.

A Heparina inibe a formação de trombina, impedindo a conversão de fibrinogênio em fibrina. Não altera a morfologia e o tamanho celular.

O citrato de sódio é utilizado como anticoagulante nas transfusões de sangue e no estudo da coagulação quando em solução aquosa a 3,8% ( Atividade de protrombina, PTT e fibrinogênio).

Para as transfusões sanguíneas o citrato é combinado com outras substâncias formando o ACDF ( ácido cítrico, citrato de sódio, dextrose e fosfato monossódico).












Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito de seu blog e sou estudante tec. em analies clinica.Mas é preciso atualizar as cores do tubos e seus devidos anticoagulante.Ah você esqueceu do cinza.