terça-feira, 22 de julho de 2008

Exame de glicose

Nomes alternativos:

níveis de açúcar no sangue; açúcar no sangue em jejum


Como é realizado o exame:

Adultos ou crianças:

O sangue é colhido de uma veia (punção venosa), geralmente da prega do cotovelo ou dorso da mão. O local da punção é limpo com anti-séptico e um torniquete (uma tira elástica), ou um aparelho utilizado para medir a pressão sangüínea, é colocado ao redor do braço para comprimi-lo e restringir o fluxo de sangue através da veia. Isto faz com que a porção da veia abaixo do torniquete se distenda (se encha com sangue). Uma agulha é introduzida na veia e o sangue coletado em um tubo vedado ou seringa. Durante o procedimento, o torniquete é removido para restaurar a circulação. Quando o sangue tiver sido coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para evitar qualquer sangramento.


Bebês ou crianças pequenas:
A área é lavada com anti-séptico e puncionada com uma agulha fina ou lanceta. O sangue pode ser coletado em uma pipeta (tubo de vidro pequeno), sobre uma lâmina, em uma tira de exame ou em um pequeno frasco. Será colocado algodão ou um curativo sobre o sítio de punção, se persistir o sangramento.


Como se preparar para o exame:

O paciente deve permanecer em jejum 6 horas antes do exame.

Bebês e crianças:
A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiência anterior e nível de confiança. Para obter informações específicas sobre como preparar a criança, consulte os tópicos abaixo, obedecendo aos critérios de idade correspondentes:

Uma glicose sérica randomizada pode ser realizada em qualquer momento, mas irá refletir algumas características como dieta e atividade (veja também glicose randomizada)


O que se sente durante o exame:

Quando a agulha é inserida para extrair o sangue, algumas pessoas sentem dor moderada, enquanto outras sentem somente uma picada. Depois, pode-se ter uma sensação latejante.


Motivos pelos quais o exame é realizado:

Este exame pode ser usado para avaliar os níveis de glicose (açúcar no sangue). Pode ser usado para diagnosticar diabetes, para monitorar o controle de diabetes ou como um exame de triagem.

A maioria do carboidrato alimentar geralmente se transforma em glicose no sangue. Glicose em excesso se converte em glicogênio para armazenamento no fígado e nos músculos esqueléticos depois das refeições. O glicogênio é quebrado gradualmente em glicose e liberado no sangue pelo fígado entre as refeições. A glicose em excesso é convertida em triglicérides para armazenamento de energia.

A glicose é a principal fonte de energia para a maioria das células do organismo. Algumas células (por exemplo, as do cérebro e os glóbulos vermelhos), são quase totalmente dependentes da glicose do sangue como fonte de energia. Na verdade, o cérebro necessita que as concentrações de glicose no sangue se mantenham dentro de uma certa faixa para que possa funcionar normalmente. As concentrações abaixo de 30 miligramas por decilitro (mg/dl) ou acima de 300 mg/dl podem causar confusão ou perda de consciência.

O principal hormônio regulador da concentração de glicose no corpo é a insulina (embora outros hormônios, como o glucagon, a epinefrina e o cortisol também a afetam).

Os níveis de glicose são medidos, geralmente, para diagnosticar diabetes ou para monitorar o controle adequado do diabetes. O diabetes é uma doença muito comum, que afeta cerca de 2% da população. O diabetes é resultado de uma deficiência na liberação de insulina ou de uma insensibilidade à ela. Os diabéticos tipo I precisam de injeções diárias. A injeção de muita ou pouca insulina pode ser perigosa.


Nenhum comentário: