terça-feira, 15 de julho de 2008

Exame de colesterol


Nomes alternativos:

Colesterol total

Como é realizado o exame:

Adultos ou crianças:
O sangue é colhido de uma veia (
punção venosa), geralmente da prega do cotovelo ou dorso da mão. O local da punção é limpo com anti-séptico e um torniquete (uma tira elástica), ou um aparelho utilizado para medir a pressão sangüínea, é colocado ao redor do braço para comprimi-lo e restringir o fluxo de sangue através da veia. Isto faz com que a porção da veia abaixo do torniquete se distenda (se encha com sangue). Uma agulha é introduzida na veia e o sangue coletado em um tubo vedado ou seringa. Durante o procedimento, o torniquete é removido para restaurar a circulação. Quando o sangue tiver sido coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para evitar qualquer sangramento.


Bebês ou crianças pequenas:
A área é lavada com anti-séptico e puncionada com uma agulha fina ou lanceta. O sangue pode ser coletado em uma pipeta (tubo de vidro pequeno), sobre uma lâmina, em uma tira de exame ou em um pequeno frasco. Será colocado algodão ou um curativo sobre o sítio de punção, se persistir o sangramento.




Como preparar para o exame:

Permaneça em jejum de 8 a 12 horas antes do exame.

Seu médico pode aconselhar a suspensão de todos os medicamentos que possam alterar os resultados do exame (veja "considerações especiais").


Bebês e crianças:
A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiência anterior e nível de confiança. Para obter informações específicas sobre como preparar a criança, consulte os tópicos abaixo, obedecendo aos critérios de idade correspondentes:


O que se sente durante o exame:

Quando a agulha é inserida para extrair o sangue, algumas pessoas sentem dor moderada, enquanto outras sentem somente uma picada. Depois, pode-se ter uma sensação latejante.



Motivos pelos quais o exame é realizado:

Esse exame é normalmente realizado para avaliar os riscos de doença cardíaca.

O colesterol é um importante componente normal do corpo, usado na estrutura de membranas da célula, na síntese dos ácidos biliares e na síntese dos hormônios esteróides. Já que o colesterol não é solúvel em água, a maior parte do colesterol sérico (ou seja, não-celular) é transportada por lipoproteínas (quilomícrons, VLDL, LDL e HDL). Na verdade, o termo "LDL" quer dizer LDL-colesterol e "HDL" quer dizer HDL-colesterol. Também, o termo colesterol normalmente quer dizer colesterol total (VLDL+LDL+HDL). Quilomícrons são lipoproteínas que se instauram logo após a refeição, mas que desaparecem dentro de duas horas em indivíduos "normais".

O excesso de colesterol no sangue tem sido correlacionado a doenças cardiovasculares. Às vezes, refere-se ao LDL como sendo o colesterol "ruim", porque os níveis elevados de LDL normalmente se correlacionam diretamente a doenças cardíacas coronarianas. Também refere-se, às vezes, ao HDL como sendo o colesterol "bom", já que os níveis altos de HDL são fatores negativos de risco para doença cardíaca coronariana. Isto é porque uma das principais funções do HDL é levar o excesso de colesterol para o fígado, para a excreção na bile. Na verdade, o melhor parâmetro relacionado ao colesterol para medir os fatores de risco de doença cardíaca coronariana é provavelmente a proporção de LDL/HDL.













Quais são os riscos:

  • sangramento excessivo
  • desmaio ou tontura
  • hematoma (acúmulo de sangue subcutaneamente)
  • infecção (há um risco reduzido caso a pele se rompa)
  • punções múltiplas para localizar veias

Considerações especiais:

Normalmente, a gestação está associada ao colesterol alto.

A ooforectomia (remoçã
o dos ovários) pode aumentar os níveis de colesterol.

Os medicamentos que podem aumentar as medições de colesterol incluem ACTH, esteróides anabólicos, agentes blo
queadores beta-adrenérgicos, corticosteróides, epinefrina, anticoncepcionais orais, fenitoína, sulfonamidas, tiazida, diuréticos e vitamina D.

Os medicamentos que podem diminuir as medições de colesterol incluem alopurinol, andrógenos, captopril, clorpropamida, clofibrato, colchicina, colestipol, eritromicina, isoniazida, lovastatina, inibidores de MAO, neomicina, niacina e nitratos.

As veias e as artérias variam de tamanho
de um paciente para outro e de um lado

do corpo para outro. A obtenção de uma amostra de sangue de uma pessoa pode ser mais difícil do que a de outras.

Nenhum comentário: