segunda-feira, 30 de junho de 2008

SEGURANÇA DE LABORATÓRIO - PERIGOS FÍSICOS E QUÍMICOS


INTRODUÇÃO:
• Segurança é um tópico que deve estar em primeiro lugar nos pensamentos e ações de todos os fornecedores de serviços de saúde, tanto empregadores quanto empregados.

• O objetivo dos trabalhadores de saúde deve ser qualidade no fornecimento de cuidados ao paciente em um ambiente que seja seguro para ambos, trabalhador e paciente.

• Um incremento na ênfase da segurança nos serviços de saúde foi provocada pela SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (SIDA) que é contraída pelo contato sanguíneo e outros líquidos do corpo infectados com o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

• Em 1970 o Departamento do Trabalho dos EUA criou o “Ato de Saúde e Segurança Operacional” que declara que o trabalhador tem direito de saber sobre as condições de insalubridade que existem presentes em seu local de trabalho.
• Os trabalhadores de Laboratório Clínico podem encontrar três tipos de perigos: Físicos, Químicos e Biológicos.

PERIGOS FÍSICOS:
Estão presentes em todo e qualquer aparelho que possa pensar ou no seu torno (ao redor). Equipamentos elétricos, chama aberta, instrumentos de laboratório e vidraria, todos podem ser perigosos se usados inadequadamente.

1. ELETRICIDADE:
É uma das maiores fontes de perigos físicos;
Todos os equipamentos elétricos, devem ser aterrados adequadamente, conforme as instruções do fabricante e de acordo com os códigos elétricos;
Mesmo pequenos reparos, tais como substituição de lâmpadas de microscópio, requer que o aparelho seja desconectado da rede de força antes que o serviço inicie.
Todos os fios elétricos e tomadas devem ser mantidos em bom estado sem fios descascados ou expostos.
Circuitos sobrecarregados devem ser evitados, eles são sempre um risco potencial de incêndio e podem também causar danos aos aparelhos. Fios e extensão apresentam vários riscos de segurança e não devem ser usados exceto em emergências.


2. FOGO:

É outro perigo potencial no local de trabalho. Incêndios em laboratórios são comuns de acontecer, todavia, a maioria dos incêndios são pequenos;
Muitos incêndios ocorrem na seção de bioquímica ou onde chamas abertas, como o bico de Bunsen, estão sendo usadas.
Produtos inflamáveis devem ser guardados em armários à prova de fogo, longe de fontes de calor e em uma área bem ventilada.
Quando chamas abertas estão sendo usadas, cuidados devem ser tomados para evitar que roupas esvoaçantes ou cabelos longos não fiquem ao alcance do fogo.
Um cobertor de incêndio deve estar acessível no caso de roupas pegarem fogo.
Extintores de incêndio do tipo adequado devem estar facilmente disponíveis. Todos os trabalhadores devem saber a localização dos extintores e como usa-los. Os extintores devem ser inspecionados regularmente e a data de inspeção deve ser anotada.

3. EQUIPAMENTO DE LABORATÓRIO:

Só devem ser usados conforme o manual de instruções de uso do fabricante.
Qualquer instrumento de partes móveis, como uma centrífuga, deve ser manuseado com cuidado. A tampa da centrífuga deve ser trancada antes de ligar a centrífuga. Quando a centrífuga for desligada, a tampa só deve ser aberta quanto o rotor estiver completamente parado.
Autoclaves que usam vapor sob pressão para esterilizar instrumentos cirúrgicos, vidrarias e outros materiais podem apresentar riscos especiais. As instruções do fabricante devem ser seguidas cuidadosamente para evitar explosões e queimaduras. Luvas de amianto devem ser usadas para remover as peças quentes do autoclave.

4. VIDRARIA:

É um item de rotina na maioria dos laboratórios, mas pode causar ferimentos.
Somente vidraria isenta de estilhaçamento e de liberação de lascas deve ser usada.
Vidraria trincada está fragilizada e pode quebrar, resultando em ferimento para o usuário. Os vidros quebrados devem ser recolhidos para o lixo com escova e um pano de limpeza, nunca com as mãos nuas.
A vidraria não deve ser descartada no lixo comum, mas em caixas de papelão rígido ou recipientes plásticos especialmente feitos para isso.
Sempre que possível, os frascos de vidro devem ser substituídos por material plástico.

PERIGOS QUÍMICOS:
Substâncias químicas podem apresentar uma variedade de riscos. Os produtos químicos podem ser inflamáveis, tóxicos, caustico, carcinogênicos ou mutagênicos (mudança no código genético).

2 comentários:

july feat. music disse...

parabéns, também faço paltologia clínica, e que no ambiente em que moro, não é muito valorizado, porém, a patologia é muito necessária.

Yang Niga dos Negros disse...

gostei da informaco ai mas forca a qui stiven sou tec laboratorio e estudant da UcM MOÇAMBIQUE