segunda-feira, 30 de junho de 2008

HEMATOLOGIA

Processo que ocorre quando os segmentos masculinos e os femininos se encontram e o espermatozóide penetra o óvulo: quando isso acontece, os núcleos dessas duas células haplóides (n23) fundem-se, formando a 1.ª célula diplóide (2n46) do novo ser vivo, o ovo ou zigoto.

Depois da fecundação, a célula ovo ou zigoto começa a sofrer um processo de divisão (mitose) originando várias células filhas.

HAPLÓIDE – 23 cromossomos

DIPLÓIDE – 46 cromossomos ou 23 pares de cromossomos

DIFERENCIAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO CELULAR: processo de desenvolvimento pelo qual uma célula sofre modificações (morfológicas e fisiológicas) progressivas, no sentido de tornar-se mais especializada.

Quanto a diferenciação podemos classificar as células em:

  1. INDIFERENCIADAS ou TOTIPOTENTES: são células não especializadas. Ex.: zigoto células tronco.
  2. DIFERENCIADAS: são as células diferenciadas que voltaram a ser indiferenciadas. Ex.: células cancerosas, células de meristema secundário dos vegetais.

OBS: Quanto mais especializada for a célula, menor a sua capacidade de reprodução e regeneração.

Quanto ao grau de individualidade as células podem estar:

1. LIVRES : conseguem viver isoladamente. Ex.: hemácias

2. FEDERADAS: vivem coladas umas as outras. Ex.: células epiteliais.

3. ANASTOMOSADAS: vivem unidas através de anastomoses (são separações, pontos), ligaduras ou fios citoplasmáticos. Ex.: células ósseas.

HEMATOPOIESE

  • Processo de formação das células sanguíneas.
  • Os tecidos hematopoiéticos encontrados no indivíduo tem origem no período embrionário e fetal , por focos de hematopoiese transitórios, que podem ser divididos em 3 fases:

  1. PERÍODO MESOBLÁSTICO:
  • Inicia-se na quarta semana de gestação, no saco vitelínico;
  • São observados pequenos grupos de células individuais que se diferenciam em uma nova espécie de célula.
  • As células da periferia destes grupos celulares sofrem diferenciação e vão se tornando alongadas e achatadas formando pequenas vesículas.
  • No interior destas vesículas observa-se aglomerados celulares isolados banhados por certa quantidade de líquido (plasma).
  • Estas células do interior das vesículas podem desprender-se das paredes onde se encontram, tornam-se esféricas, transformando-se em precursores (que vai adiante) hematopoiéticos;
  • Os vasos aparecem simultaneamente, aumentam de volume se aproximam e confluem. Desta forma vão se formando vasos sanguíneos primitivos.

  1. PERÍODO HEPATO-ESPLÊNICO:
  • Inicia-se no fígado, na sexta semana de gestação e após 10 semanas a hematopoiese não mais é observada no saco vitelínico.
  • Com o crescimento da massa hematopoiética, o baço é povoado por estas células na 12.ª semana do desenvolvimento, permanecendo ativo até a 28.ª semana.

  1. PERÍODO MIELÓIDE:
  • A cavidade dos ossos aparece por volta da 10.ª semana de desenvolvimento e, rapidamente, torna-se o sítio exclusivo de proliferação de precursores das células sanguíneas.
  • Após o nascimento a hematopoiese é quase exclusiva na medula óssea, sendo a contribuição do baço e fígado muito pequena nesta fase.

A Medula Óssea (MO) pode ser dividida em duas categorias:

1. Medula óssea vermelha: produtora de célula.

2. Medula óssea amarela: não produtora de célula.

DISTRIBUIÇÃO DA MEDULA ÓSSEA HEMATOPOIÉTICA:

  1. No recém nascido: Durante os primeiros anos de vida a medula óssea produtora de célula (Medula óssea vermelha) está localizada em praticamente todos os ossos do corpo. A medida em que o indivíduo se desenvolve, ocorre uma concentração nos ossos centrais do esuqeleto.
  2. No adulto: Os principais ossos onde a medula óssea vermelha se localiza são os ossos do crânio, das vértebras (cada um dos ossos que formam a coluna), a epífise (extremidade de osso longo) dos ossos longos, o externo, as costelas e outros.

Nenhum comentário: