segunda-feira, 30 de junho de 2008

CORAÇÃO


  • É um órgão musculoso que se encontra no tórax, só o diafragma;
  • É composto por 4 câmara: 2 átrios e 2 ventrículos;
  • Entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, a valva atrioventricular esquerda (válvula bicúspide ou mitral) deixa o sangue descer, mas impede-o de retornar;
  • Da mesma forma entre o átrio direito e o ventrículo direito, existe a valva atrioventricular direita (válvula tricúspide);
  • O músculo cardíaco, o miocárdio, é irrigado por vasos sanguíneos, os vasos coronarianos ou coronárias;
  • As veias cavas superior e inferior trazem o sangue de todo o corpo e desenbocam no átrio direito. As veias pulmonares trazem o sangue dos pulmões e desenbocam no átrio esquerdo;
  • Do ventrículo direito, saí a artéria pulmonar, levando sangue venoso aos pulmões. Do ventrículo esquerdo, a artéria aorta leva sangue oxigenado a todo o corpo.

COMO FUNCIONA O CORAÇÃO:

  • O coração pulsa independente de nossa vontade, pois é composto de tecido muscular estriado;
  • Ao pulsar, realiza sístole e diástole;

  1. SÍSTOLE: é a contração dos músculos. Em conseqüência, os ventrículos esvaziam seu conteúdo pelas artérias aorta e pulmonar. Após a sístole os ventrículos relaxam, preparando-se para receber o sangue que vem dos átrios.
  2. DIÁSTOLE: é o relaxamento dos músculos. Em conseqüência, os átrios enchem-se com o sangue trazido pelas veias cava e pulmonar. Após a diástole, os átrios contraem-se, as valvas atrioventriculares abrem-se e o sangue enche os ventrículos.

CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA:

1. PEQUENA CIRCULAÇÃO:

§ Também chamada de circulação pulmonar, ocorre entre o coração e os pulmões;

§ Serve para oxigenar o sangue.

§ Coração bombeia o sangue venoso pelo átrio direito, que segue para os pulmões pela artéria pulmonar. O sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo pelas vias pulmonares.


2. GRANDE CIRCULAÇÃO:

§ Também chamada de circulação sistêmica, ocorre entre o coração e o restante do corpo.

§ O sangue saí do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta, levando oxigênio e nutrientes aos tecidos, e retorna ao átrio direito pelas vias cava superior e cava inferior.


CIRCULAÇÃO LINFÁTICA:

§ Quando ocorre troca entre os capilares e células, parte das substâncias do plasma fica retida no meio intersticial, isto é, no espaço existente entre eles. Esse plasma provisoriamente fora da circulação, é a linfa. Entretanto, a linfa logo estará de volta à circulação. Para que isso seja possível, uma outra circulação, a circulação linfática, recolhe a linfa e, pelos vasos linfáticos, devolve-a à circulação sanguínea.

§ Os vasos linfáticos conduzem a linfa de todo o corpo até o tórax, drenando o seu conteúdo por um canal, o ducto torácico que liga-se a veia subclávia que recoloca a linfa na circulação sanguínea.

§ No trajeto, dentro dos vasos linfáticos, a linfa passa por linfonodos, que são aglomerados de tecidos linfóides (produtores de linfócitos), onde possíveis substâncias e organismos podem ser removidos.

Nenhum comentário: