segunda-feira, 30 de junho de 2008

CALOR ÚMIDO

Atua também desnaturando e coagulando as proteínas das células microbianas, mas a água vai influenciar na destruição das membranas e enzimas pois induz a destruição das pontes de hidrogênio, o que vai tornar estes processos mais eficazes e diminuir o tempo de exposição.
1. AUTOCLAVAGEM: É a exposição do material a vapor de água sobre pressão, de 121° C a 135°C durante 30 minutos. É o processo mais usado e os materiais devem ser embalados de forma a permitirem o contacto total do material com o vapor de água. Deve ser realizado no vácuo para permitir que a temperatura não seja inferior a desejada, permitir a penetração do vapor nos poros e impedir a formação de uma camada inferior mais fria. Podem ser usados autoclaves de paredes simples (que são mais rudimentares) ou de parede dupla, que permitem melhor extração do ar e melhor secagem. É muito usado para o vidro seco e materiais que não oxidem com água (os materiais termolábeis não podem ser esterilizados por esta técnica). É muito utilizada ainda para esterilizar tecidos. A sua eficácia é avaliada por dois métodos.

INDICADORES QUÍMICOS: mudam de cor consoante a temperatura (ex. tubos de Brown, a fita adesiva Bowie-Dick). INDICADORES BIOLÓGICOS (tubo de suspensão de esporos de bactéria muito resistente (Bacillus stearothermophylus)) que morrem quando expostos por 12 minutos ou mais a uma temperatura de 121°C. Após um repouso de 14 h, faz-se uma sementeira dos esporos, que deve dar negativa.
• Vantagens: fácil uso, custo acessível para grandes hospitais.
• Desvantagens: Não serve para esterilizar pós e líquidos.

NOTA: Hoje já existem modelos de autoclaves que esterilizam cargas líquidas.

2. EBULIÇÃO: Não é um verdadeiro método, pois não elimina formas resistentes. A sua condição mínima é a fervura a 100°C durante 15 minutos.

3. TINDALIZAÇÃO: O material é submetido a 3 sessões de exposição a vapor de água a 100°C, durante 20-45 minutos, com um tempo de repouso entre elas de 24 horas. Consegue-se a esterilização, visto que permite a germinação dos esporos entre duas sessões e sua posterior destruição. É usada para soluções açucaradas ou que contenham GELATINA.

FLAMBAGEM

A flambagem é a colocação do material sobre o fogo até que o metal fique vermelho.
• Vantagem: fácil execução.
• Desvantagem: Não é seguro, pode não esterilizar alguns tipos de bactérias pelo baixo tempo de exposição. Estraga o material.

RAIOS GAMA / COBALTO

Os raios-gama tem comprimentos de onda ainda menores do que o tamanho dos átomos. Os fótons de raio-gama levam muita energia e são mortais.
• Vantagens: Esteriliza uma variedade de materiais.
• Desvantagens: caro e perigoso, requer equipe altamente especializada.

Nenhum comentário: